"Simplesmente porque o Homem pensa."
Como ser comunicante, o homem tem necessidade de transmitir ideias e conhecimentos. Quer porque comer é indispensável à vida, quer porque nutrição está na moda, é natural que tanto se fale sobre esta ciência que desperta interesse e curiosidade (e ajuda sempre a vender).
Actualmente os media enchem-se de truques, dicas e indicações para os ingénuos receptores, informação esta quase nunca credível, que muitas vezes precisa ser descodificada de modo a retirar (se contiver) o importante, o essencial.
A forma pela qual a nutrição é mais explorada pelos media, é de forma mais ou menos óbvia, a publicidade, que a cada dia se torna mais "agressiva" levando o consumidor muitas das vezes a comprar produtos que desconhece.
Mas nem tudo é mau, uma vez que alguma da publicidade que nos interpela todos os dias, esclarece o consumidor, dá a conhecer de forma rápida novos compostos nutricionais e consegue até impor hábitos saudáveis.
Mas as razões pelas quais, se fala de nutrição não se esgotam aqui. Fala-se de nutrição por:
Actualmente os media enchem-se de truques, dicas e indicações para os ingénuos receptores, informação esta quase nunca credível, que muitas vezes precisa ser descodificada de modo a retirar (se contiver) o importante, o essencial.
A forma pela qual a nutrição é mais explorada pelos media, é de forma mais ou menos óbvia, a publicidade, que a cada dia se torna mais "agressiva" levando o consumidor muitas das vezes a comprar produtos que desconhece.
Mas nem tudo é mau, uma vez que alguma da publicidade que nos interpela todos os dias, esclarece o consumidor, dá a conhecer de forma rápida novos compostos nutricionais e consegue até impor hábitos saudáveis.
Mas as razões pelas quais, se fala de nutrição não se esgotam aqui. Fala-se de nutrição por:
- Sobrevivência;
- Autonomia;
- Noção de comestível;
- Distinção - religião; valores; tradição; e o tão ambicionado status (o paradigma do bife);
- Saúde - Alimentação correcta;
- Descodificação de alimentos complexos;
- Procura da imagem ideal - o culto da magreza, a obsessão pela fita métrica;
- Puro Comércio;
- Doenças do comportamento alimentar;

Sem comentários:
Enviar um comentário